A SAP Brasil, a Ramo Sistemas e a FAS-Fundação Amazonas Sustentável, organização não-governamental e sem fins lucrativos que trabalha para promover o desenvolvimento sustentável, a conservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida de comunidades da bacia amazônica, anunciam a implementação da solução SAP Business One na Unidade de Beneficiamento de Produtos Florestais – UBPF de Bauana (AM). A SAP Brasil doou o software e a Ramo Sistemas fez a implementação. O projeto é para gerenciar o fluxo de produção da Empresa de Base Comunitária (EBC) e rastrear a qualidade de sementes produzidas por cerca de 75 famílias produtoras da Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Uacari.

A ideia de constituir a UBPF de Bauana, no Estado do Amazonas, localizada a 1.000 km de Manaus, na região do Médio Juruá, surgiu da união de cinco jovens participantes de dois cursos promovidos pela FAS em 2015. O primeiro passo para a concretização da UBPF de Bauana foi a elaboração de um plano de negócios com o apoio da FAS para montar a unidade de extração de óleo. A região do Médio Juruá é tradicionalmente extrativista, mas os produtores locais sempre enfrentaram um enorme desafio logístico ao ter de comercializar sua produção para a cidade mais próxima, que muitas vezes fica a cerca de 50 horas de distância de barco.

A UBPF de Bauana encurtou essa distância, garantiu emprego para moradores da região e, ainda, a circulação do resultado das vendas nas próprias comunidade. O plano de negócios foi organizado de forma a aproveitar a sazonalidade dos frutos da Amazônia, garantindo produção e beneficiamento de sementes durante todo o ano.

A primeira fase do projeto prevê o beneficiamento de sementes de andiroba, murumuru e açaí. A doação do SAP Business One para a UBPF de Bauana dá sequência a uma parceria com a Fundação Amazonas Sustentável que começou em 2014. O primeiro projeto foi a doação à própria entidade do software SAP Lumira, uma solução tecnológica intuitiva e de fácil implementação, que proporcionou alta visibilidade e capacidade de análise de dados, dispensando altos investimentos em infraestrutura e manutenção.

Entre outras vantagens, a FAS, que coordena trabalhos e ações que beneficiam mais de 40 mil pessoas em 576 comunidades ribeirinhas e indígenas na Amazônia, em uma área de 10,8 milhões de hectares, passou a contar com a agilidade de uma solução que roda em nuvem, e rigor na análise e avaliação de indicadores e métricas.

 

 

Sobre a FAS

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) é uma organização brasileira não governamental, sem fins lucrativos, de utilidade pública estadual e federal (Portaria MJ nº 3.098 de 26/09/2013). Foi criada em 20 de dezembro de 2007, por meio de uma parceria entre o Governo do Estado do Amazonas e o Banco Bradesco. Posteriormente, passou a contar com o apoio da Coca-Cola Brasil (2009), do Fundo Amazônia/BNDES (2010) e da Samsung (2010), além de outras parcerias em programas e projetos desenvolvidos. A missão da FAS é promover o envolvimento sustentável, a conservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida das comunidades ribeirinhas do Estado do Amazonas.

As principais iniciativas são implementadas por meio do Programa Bolsa Floresta (PBF), Programa de Educação e Saúde (PES), e Programa de Soluções Inovadoras (PSI). Em 2014, a FAS assistiu 574 comunidades ribeirinhas no Estado do Amazonas, beneficiando mais de 40 mil pessoas. PREMIOS FAS: ODM Brasil, Von Martius de Sustentabilidade, entre outros.

 

 

 

Novidades Ramo Sistemas

Preencha seus dados para ficar por dentro

de todas as novidades da Ramo:

Obrigado!

Clique abaixo para começar agora: