A internet das coisas tem sido um dos assuntos mais comentados no mundo da tecnologia, seja como tendência ou como nova área de pesquisa. Recentemente, chegou como uma realidade para ser usada pelas pessoas, famílias e alcançou o sistema de gestão (ERP). Muitos ainda não entendem a aplicabilidade da Internet das Coisas (ou IoT em inglês), mas estamos avançando nessa tecnologia real, que promete revolucionar a forma de interação entre máquinas e pessoas e está cada vez mais presente no cotidiano da vida privada e empresarial, tornando-se indispensável para a transformação digital.

 

Em casa, já temos câmeras conectadas a internet de vigilância, de cuidado com crianças e sensores de temperatura. Além disso, aplicativos que comandam todo o funcionamento de uma casa, desde utensílios domésticos até iluminação e abertura de portas já estão se tornando parte da vida das pessoas e cada vez mais acessíveis. Os aparelhos conectados fazem parte do mundo IoT. E segue a tendência para os relógios inteligentes, sensores nos hospitais, e todo conjunto de aplicativos que permite que objetos do cotidiano sejam conectados à rede e interajam entre eles.

 

E como utilizar a internet das coisas para melhorar o desempenho de sua empresa com o software de gestão (ERP) e gerar produtividade? Por meio de monitoramento de grandes volumes de dados analíticos e melhor conectividade entre os profissionais e os sistemas empresariais. Hoje, já sentimos a diferença do IoT nos processos administrativos, como por exemplo: a utilização de relógios inteligentes para os gestores acessarem KPIs, sensores na linha de produção que entendem e denunciam perdas, ajustes de temperatura que garantem economia de energia, melhor controle das operações, aplicações em dispositivos móveis que aumentam a produtividade a qualquer instante e em tempo real, e ainda outras aplicações que auxiliam na gestão dos negócios.

A utilização de dispositivos inteligentes interconectados pode trazer diversos ganhos para as empresas – além de conferir vantagem competitiva no seu mercado de atuação. O diferencial está em poder proporcionar ferramentas de produtividade por meio do IoT para fortalecer a dinâmica comercial.

 

Uma das próximas novidades em IoT é um sistema que entende o comando de voz do usuário e pode ser aplicado ao ERP.  O aplicativo funciona de forma independente e é possível integrar o aplicativo ao ERP para melhor gestão dos processos, sem a necessidade de utilizar o teclado.

 

Sem dúvida, a Internet das Coisas chegou para revolucionar a forma como utilizamos a tecnologia e para atender a demanda do mercado para o controle de grande volume de informação para a segurança e otimização de seu tempo!

 

Décio Krakauer, presidente da Ramo Sistemas